Geral
A criação Autoral no Teatro Musical é o foco da 1ª edição do Festival Minitrama (RJ)
Fomentar a dramaturgia dentro do teatro musical brasileiro, mais especificamente no teatro carioca, foi o que motivou três amigos a tomarem uma iniciativa ousada: criar musicais entre 15 e 20 minutos, com encenação simplificada, em que o foco fosse apenas o texto e as músicas originais. A vontade era criar, experimentar e dividir esse processo com o público. E a ideia deu muito certo.
Com ingressos esgotados, o evento que aconteceu no dia 28 de novembro na Sede das Cias (RJ), foi muito bem recebido pelo público presente, que não apenas presenciou a apresentação de três espetáculos, mas pôde trocar suas impressões num grande debate conduzido pela veterana atriz Stella Maria Rodrigues.
Luiz Buarque, Gabriela Alkmin e Marcelo Albuquerque que já pesquisavam a linguagem do musical há um tempo, buscavam caminhos práticos pra botar suas criações em cena e chegaram nesse formato de um “micro musical”.
Não tínhamos ideia do que poderia ser esse formato, mas resolvemos inventar, cada qual do seu jeito, e foi um resultado bem interessante. Sabíamos que era importante abrir esse espaço de algum jeito.” – Diz Marcelo Albuquerque.
Os três espetáculos que se apresentaram no evento foram: “Entre dias de sol”, com dramaturgia, direção e música de Gabriela Alkmin; “Caravana!”, com dramaturgia e direção de Luiz Buarque, letras e música de Lucas Leal e Calebe Faria; e “Avenida Sete”, com dramaturgia, letras e direção de Marcelo Albuquerque e músicas de Tony Lucchesi.
Mais que uma noite de espetáculos, os criadores envolvidos deixaram claro que a intenção era testar o material, sem a preocupação de levar ao público algo pronto. Por isso um papo informal com eles se tornou quase obrigatório:
“A ideia de um debate após os espetáculos nasceu da possibilidade de estimular uma troca maior com o público. Ouvir o que eles pensam sobre “o que é um musical brasileiro”, principalmente dentro de um formato tão diferente quanto esse do Minitrama. Foi ótimo ver a percepção deles, o incentivo para que a gente continue e sobretudo a vontade de ver coisas diferentes.” – Pontua Gabriela Alkmin.
Com realização da Acorde Produções Artísticas, o Festival já tem planos para sua próxima edição, em 2024, e pretende acolher mais profissionais que queiram partilhar seus processos criativos.