Geral
A Energia Contagiante e a Importância Cultural do IDM na Avenida Paulista
O impacto da dança como meio de entretenimento, expressão e transformação social
A dança é um entretenimento mundial. Milhares de pessoas encontram neste meio de expressão um hobby, um apoio para questões de saúde ou até mesmo uma profissão. Além disso, a dança também é um canal de transformações sociais. No Brasil, especialmente nas periferias, crianças e adolescentes têm suas realidades transformadas através da dança.
“São muitas crianças, jovens e adultos que enfrentam algum tipo de problemática, como a depressão, a solidão, o preconceito racial, a homofobia, a gordofobia. Através da dança, encontram uma forma de expressão e de superar essas dores,” afirma Carlos Eduardo Oliveira, professor e fundador do Identidade em Movimento.
Em 2008, foram realizadas pesquisas e experimentos sobre danças dentro do Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso, em São Paulo. Para dar continuidade ao projeto e novas oportunidades para jovens periféricos, ele fundou, em maio de 2009, ao lado de um grupo de amigos e também dançarinos, o IDM.
“Foi assim que comecei minha jornada como dançarino de rua e resolvi buscar outras modalidades de dança. Estudei dança contemporânea e ballet clássico. Dentro desses estudos resolvi me tornar coreógrafo misturando os estilos de dança com o objetivo de carregar uma ideologia dentro dessa área. Atualmente, também atuo como produtor cultural,” conta.
Considerada uma das mais importantes companhias de dança da cidade de São Paulo, o grupo também é responsável pelo evento IDM na Avenida Paulista, um catalisador de energia e atividade cultural.
“A dança é uma atividade que não só contribui para a forma física, mas também para o bem-estar emocional e mental, desempenhando um papel importante na manutenção da saúde global. Ela pode ser apreciada de muitas formas, inclusive terapêuticas, oferecendo benefícios para pessoas de todas as idades. E esse evento é um reflexo da energia e vitalidade da cidade, mostrando como a dança pode agitar a vida urbana e unir as pessoas em torno da arte e da cultura.” afirma Carlos Eduardo, também conhecido como Dudu.
MUITO ALÉM DA DANÇA
O projeto que tem como vivencia a dança de rua nos gêneros Breaking, Popping, Locking, Wacking, Vouging, Ballet Clássico, Dança Contemporânea, Ragga Dancehall e Zumba Fitness, também deu origem à Produtora Cultural IDM, que além da dança, oferece aos jovens estudos nas áreas de fotografia, edição de mídia, pesquisa, design, som e iluminação e organização de eventos.
Buscamos desenvolver e cultivar a valorização da cultura na sociedade. Nosso objetivo é dar oportunidades e até mesmo uma fonte de renda para pessoas que devido à desigualdade não tiveram a chance de conhecer e praticar a cultura”, finaliza.
Para conhecer mais sobre o Identidade em Movimento, acesse:
https://www.instagram.com/idm.oficial/
-
Carnaval4 dias ago
Ísis Camargo, empresária de Sorocaba brilha em noite de samba na Tucuruvi
-
Geral4 dias ago
Heitor lança “Malvadão” com clipe inédito feito com Inteligência Artificial
-
Famosos6 dias ago
Ex-BBB Amanda Gontijo se casa em Trancoso na Bahia com cirurgião plástico Danilo Monteiro
-
Noticias2 dias ago
Inovara Consultoria: Excelência em consultoria empresarial para Clínicas, Consultórios e Hospitais