Geral

Demanda por profissionais de tecnologia segue em alta no Nordeste e Sudeste para 2023

A área de TI segue sendo uma das que mais cresce no país. Afinal de contas, multinacionais e até startups iniciantes precisam destes profissionais para conseguir gerar as mais diversas atividades em uma era tão tecnológica. Por conta desta necessidade, o Brasil deve gerar, até 2025, mais de 400 mil vagas para profissionais do setor. Desde os valores pagos para um analista de informática júnior, que são os mais baixos, até os cargos mais elevados, como de diretor ou coordenador em segurança da informação, este mercado vem aquecendo ano após ano, mas com um problema ainda difícil de ser solucionado: […]

Published

on

A área de TI segue sendo uma das que mais cresce no país. Afinal de contas, multinacionais e até startups iniciantes precisam destes profissionais para conseguir gerar as mais diversas atividades em uma era tão tecnológica. Por conta desta necessidade, o Brasil deve gerar, até 2025, mais de 400 mil vagas para profissionais do setor.

Desde os valores pagos para um analista de informática júnior, que são os mais baixos, até os cargos mais elevados, como de diretor ou coordenador em segurança da informação, este mercado vem aquecendo ano após ano, mas com um problema ainda difícil de ser solucionado: a falta de mão de obra especializada.

A escassez de mão de obra especializada em T.I é um problema global, causado pela alta demanda e rápida evolução tecnológica. No Brasil, o setor pode ser desenvolvido por meio de investimentos em capacitação profissional, incentivos fiscais para empresas que contratam profissionais de T.I e estímulo à pesquisa e inovação tecnológica. Além disso, é importante promover a inclusão digital e a educação tecnológica desde cedo, para que haja um aumento no número de profissionais qualificados no futuro.

Isso quem explica é Júlio Maia, de 33 anos, que já trabalhou em empresas como HP, IBM, Claro, Telefônica e AT&T, e atualmente possui duas startups especializadas no setor. De acordo com ele, os grandes atrativos do mercado de tecnologia estão relacionados com os bons salários, sendo quase três vezes maiores que a média nacional.

Em lugares do Nordeste e Sudeste, por exemplo, os valores ofertados para diversos cargos podem passar da faixa dos R$ 30 mil. E, apesar de ter São Paulo como o maior centro de tecnologia do país, cidades como Fortaleza, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre, Minas Gerais e Recife vêm oferecendo cada vez mais vagas interessantes.

Mesmo assim, a associação das empresas de TI estimam que há uma demanda anual de cerca de 160 mil profissionais, mas com o país formando menos de 60 mil pessoas por ano. Com essa grande dificuldade de encontrar profissionais, muitas empresas estão oferecendo cursos de qualificação e aprimoramento para pessoas que buscam migrar para o setor da tecnologia.

Pensando em você que pensa em ingressar ao setor de tecnologia, o empresário Júlio Maia listou algumas dicas básicas que vão te ajudar a ter uma boa carreira e escolher as melhores vagas. Confira!

  1. Aprenda a programar: Existem muitas opções gratuitas e pagas para aprender a programar online, incluindo cursos em plataformas como Coursera e Udemy. É importante escolher uma linguagem de programação popular e praticar constantemente. (Melhores robôs em MQL5)
  2. Construa seu portfólio: Crie projetos pessoais para praticar e aprimorar suas habilidades em programação. Isso ajudará a construir seu portfólio e demonstrar suas habilidades para possíveis empregadores.
  3. Conecte-se com a comunidade de tecnologia: Participe de grupos de discussão online, conferências e eventos locais para conhecer pessoas da área de tecnologia e T.I. Essas conexões podem ajudar a encontrar oportunidades de trabalho e aprender mais sobre a indústria.
  4. Considere um bootcamp de programação: Bootcamps de programação são programas intensivos que ajudam a aprender habilidades em demanda no mercado de trabalho de tecnologia e T.I. Esses programas geralmente são de curta duração e podem fornecer uma boa base para começar uma carreira em T.I.
  5. Esteja disposto a aprender e ser flexível: A indústria de tecnologia e T.I é dinâmica e em constante evolução. Esteja disposto a aprender novas tecnologias e habilidades e a se adaptar a novos desafios para ter sucesso.

** Este texto pode não refletir necessariamente, a opinião deste portal de noticias.

**O conteúdo noticioso não foi gerado por nossa equipe editorial, mas fornecido pela solicitante/vítima. Reiteramos nosso compromisso com a integridade jornalística e a transparência, embora não tenhamos controle direto sobre conteúdos de terceiros.

Mais Lidas

Sair da versão mobile